Burger King VS Mc Donald's - o contra ataque!
- Marketing ETEC
- 27 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Por: Gabriel Lira (2º ETIM MKT)
Quem não conhece as mais famosas redes de fast food? Com certeza uma pergunta em que a resposta jamais será “não”. E quem nesse mundo negaria a concorrência direta dessas duas empresas? Ninguém.
Não é de hoje que as duas empresas veem se engalfinhando no mercado, com a expansão cada vez mais rápida das duas redes, com a clientela sempre aumentando mais e mais, em algum momento da história, Burger King e McDonald’s começariam a se provocar no mesmo nível que a concorrência Coca Cola x Pepsi. E não deu outra, a intensa disputa pelo mercado, originou maiores investimentos publicitários de ambas as empresas, e do que os internautas mais gostam de se alimentar, cutucadas que viram memes na Web.

Cutucadas veiculadas na mídia ironizando a concorrente ou tentando se mostrar superior à mesma, é frequente... O MC francês divulgou um comercial bastante peculiar. Em uma estrada, avista-se uma placa dizendo "Burger King - Drive 258 km" ("Burger King - Dirija 258 km"), indicando que ainda haveria um longo caminho para chegar ao BK mais próximo.
Claro que o Rei não deixaria a provocação do Palhaço barata e reagiu com um vídeo publicitário que apimentou o cenário competitivo. Golpeado no fígado, o Burger King retrucou com uma ideia igualmente brilhante, original e guerrilheira, criada por sua agência, a Buzzman. Inventou uma continuação do filme do McDonald’s, emendando uma historinha ao final.
E sempre de alguma forma, as duas redes fazem de tudo para sobrepujar a outra, e esse cenário houve inúmeras provocações. A mais recente, o Rei resolveu presentear seu concorrente.

A propaganda veiculada, mostra a rede Burger King dando de Natal, uma churrasqueira para a concorrente McDonald’s, para os amantes do BK, uma brincadeira em tanto, para os apaixonados no MC, algo a ser retaliado. As chamas do embrulho são uma menção implícita (ou nem tanto) que seus hambúrgueres não são feitos no fogo, como os do “Rei”.
A provocação repercutiu, e a resposta obtida por Renato Rossi, vice-presidente de marketing da Burger King UK, foi que a intenção era se divertir com o oponente: “Nós queríamos chegar ao nosso principal concorrente durante esta temporada alegre para compartilhar com eles – assim como nossos convidados – como os hambúrgueres grelhados na chama realmente são”.
O famoso Marketing de Guerrilha, que vimos sendo praticado com sucesso pelas consiste em ter criatividade e energia. É por isso que ações desse tipo são feitas muitas vezes em lugares públicos, de grande circulação de pessoas, como shopping centers, parques e praias. Atualmente, o Marketing de Guerrilha viraliza na Web, por ser uma prática alternativa e que cria uma experiência memorável no consumidor.
Top