top of page
Buscar

Com amor, Warframe

  • Foto do escritor: Marketing ETEC
    Marketing ETEC
  • 4 de abr. de 2018
  • 3 min de leitura

Por: Barbara Amanda de Freitas Colisse (1º MKT)



As pessoas que, assim como eu, gostam de videogames já devem ter ouvido falar ou ter jogado alguma vez Warframe.


Lançado em 2013, é um jogo com elementos de TPS (tiro em terceira pessoa), MMORPG (Multijogadores Massivos Online e interpretação de personagens) e hack 'n slash (corta e massacra) de ficção científica em que você é um Tenno, guerreiros da lâmina e mestres das armaduras Warframe guiados por uma entidade misteriosa chamada Lotus e, no mundo atual, há uma guerra entre os Grineer, uma raça do império de clones militarizados, e os Corpus, motivados pelo lucro e possuidores de uma tecnologia robótica avançada.


Os jogadores estão sempre enfrentando inimigos em números superiores e, para isso, dispõem de um arsenal variado de armas e sua armadura Warframe, a arma mais poderosa que possui um conjunto particular de habilidades. A jogabilidade tem foco na sincronização do arsenal dos jogadores, permitindo a criatividade ilimitada no combate.



Eu poderia falar muitas coisas deste jogo maravilhoso, mas estamos em um blog de marketing e o que mais me chamou a atenção foi o marketing de relacionamento da empresa. A Digital Extremes conta, atualmente, com mais de 200 pessoas na equipe. Parece ser um número alto, certo? Afinal, mais de 200 pessoas em um lugar parece ser bastante, no entanto, ela é uma empresa de médio porte. Podemos usar como uma comparação a quantidade de pessoas em uma equipe para fazer o jogo Final Fantasy, que conta com no mínimo 1.000 pessoas na equipe.


Voltando ao Marketing de relacionamento, mesmo com esse pouco de funcionários para desenvolver cada atualização de Warframe, a empresa ainda consegue manter-se próxima ao seu público, escutando suas necessidades e modificando o jogo a fim de agradar seus jogadores.


Um exemplo seria que apenas um jogador mandou um e-mail para a Digital Extremes falando que o Frost era o seu Warframe favorito, mas quando usava o globo (habilidade da armadura), estava muito branco e, quem estava do lado de dentro, não dava para ver o que acontecia do lado de fora e vice-versa. Diante desta reclamação, a equipe modificou o globo, deixando-o mais transparente.


Essa comunicação e aproximação com os jogadores faz com que a empresa seja competente e compreenda o que os jogadores esperam do jogo. Assim, muitos jogadores tornaram-se fiéis, amando-o verdadeiramente. Desde 2013 até agora, o jogo passou por muitas transformações, sempre positivas. Por ser um jogo free to play (gratuito), não era esperado ser de um nível tão grande, com atualizações constantes. Todavia, a fidelidade e o amor dos jogadores juntamente com o amor da empresa, fazem com que Warframe melhore a cada atualização.


A estratégia de marketing adotada pela Digital Extreme, de sempre estar próxima ao seu público, tem uma função essencial para seu jogo ser extremamente popular e receber quase nenhuma crítica. A empresa mostra-se realmente preocupada com a satisfação de seus jogadores.


Há muito o que aprender com ela, pois com apenas poucos funcionários, eles conseguem ter um marketing relacional de extrema qualidade. Além de outras estratégias de marketing, como as platinas (moedas usadas dentro do jogo) não serem tão caras em reais e os seus descontos constantes de, por exemplo, 75% na compra da moeda.


Assim, eles conseguem manter o jogo sempre atualizado, jogadores fieis e, obviamente, o lucro para se manter no mercado.


Segundo Kotler, um dos principais autores sobre o tema, marketing é “a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles”, a Digital Extreme é a melhor, em minha opinião, no ramo dos videogames a ser tão próxima do público e conseguir manter sua excelência. A empresa, como um todo, é uma verdadeira arte.


Confira abaixo a evolução de Warframe:



 
 
 

12 Comments


Barbara Freitas
Barbara Freitas
Apr 07, 2018

Muito obrigada pelo seu comentário cheio de conhecimento, Rubens.

Like

Rubens Mariano da Silva
Rubens Mariano da Silva
Apr 07, 2018

Realmente a empresa usou de técnicas de marketing muito interessantes...

Like

Lucas Zucchi
Lucas Zucchi
Apr 06, 2018

Vish, preciso jogar esse jogo haha

Acho que um exemplo bom disso aí tbm foi o dota, na época que o guinsoo saiu e deixou o jogo pro IceFrog. O cara cuidou de um jogo que basicamente não tem dono, já que é meio que da comunidade, e sem ganhar nada, nem reconhecimento pq até hoje ninguém sabe quem ele é, só na base do retorno dos jogadores pelo email e foruns do jogo.

Like

Renan Silva Malachias Ferreira
Renan Silva Malachias Ferreira
Apr 06, 2018

Eu sinto que cada dia que passa mais pessoas sérias tratam de assustos sérios envolvendo atividades de lazer como jogos e desenhos animados. Essas pessoas perceberam que esses lazeres tem muito mais complexidade e podem ser usados de forma benefica em inumeras areas na sociedade, principalmente em eventoa sociais e no aprendizado. É muito confortante saber que muitos acabam aprofundando os estudos dentro de areas importantes como economia, o que torna o texto acima ainda mais especial.

Like

Ana Carolina Sousa Rodrigues
Ana Carolina Sousa Rodrigues
Apr 04, 2018

Arrasou!! Nenhuma outra matéria explicou tão bem ou fez uma análise tão excelente 👍🏻

Like
Sobre
 

Este é um projeto idealizado pela professora de Marketing, Ana Carolina Silveira de Marco e executado pelos alunos do curso de Marketing da ETEC Tenente Aviador Gustavo Klug.

Sugestões

Se você gostou do nosso blog e quer sugerir ideias, fique à vontade. Colabore conosco.

© Blog Compartilhando MKT por Ana Carolina de Marco . Orgulhosamente criado com Wix.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page