"Eu me senti livre como nunca"
- Marketing ETEC
- 3 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Por: Bianca Sara Rodrigues Vieira

Em sua campanha “Retratos da Real Beleza”, a marca Dove apresenta relatos de mulheres do mundo todo, com experiências e perspectivas de vida diferentes, trazendo a seguinte pergunta: “o que beleza significa para você?”, fazendo com que seu público reflita a respeito do tema.
A campanha traz uma certa proximidade do público com a marca, principalmente com o público feminino, para quem a campanha é direcionada. Cada relato, cada experiencia de vida e aceitação é uma forma fazer o público refletir a respeito de quem realmente é, da beleza que realmente tem e também faz um convite a não se basear nos padrões impostos pela sociedade em que vivemos.
Um dos relatos que me deixou muito pensativa a respeito do que somos e da beleza que possuímos foi o de Christa, de 42 anos.

“Eu me escondia e a peruca era meu disfarce. Eu tinha medo do que as pessoas diriam sobre mim se eu a tirasse. Mas eu me sentia mais feia com a peruca do que sem ela. Quando eu estava de peruca eu evitava olhar meu reflexo, porque eu não gostava de como eu me via. Eu me sentia falsa. Mas quando eu estava em casa, eu colocava um lenço ou um gorro, me olhava no espelho e pensava: ‘Uau, você fica bem bonita assim.’
Embarquei em uma viagem para a Venezuela com alguns amigos quando eu tinha 22 anos e tive um momento decisivo. Estávamos viajando de carro há muito tempo e chegamos a um lugar lindo perto do mar onde iríamos acampar e todos queriam nadar sem roupas. Naquele momento eu simplesmente decidi: "Eu vou fazer isso. Eu vou tirar minha peruca." Eu me senti livre como nunca.
Quando voltei para os Estados Unidos, continuei usando a peruca por mais alguns anos até os 25 anos, quando me mudei para Chicago. E assim que me mudei, comecei a pensar: "Na verdade, você é bonita." E quando me senti bonita, outras pessoas começaram a notar...e eu comecei a ter diversos encontros. Tudo começou quando eu decidi que eu era bonita.”
Além disso, dentro desta mesma campanha, Dove realizou um experimento onde mulheres se descreveram para Gil Zamora, um artista forense treinado pelo FBI, que então desenhou seus retratos com base em suas descrições. Em seguida, um desconhecido aleatório descreveu a mesma mulher para que Gil a desenhasse. A diferença entre os retratos pôde revelar que muitas mulheres não enxergam a beleza extraordinária que tem, que são muito mais bonitas do que imaginam.
É visível a quantidade de informações que mulheres de todas as idades recebem a respeito dos inatingíveis padrões de beleza impostos pela sociedade, que na maioria das vezes, as fazem duvidar de sua própria beleza.
Certamente, a partir desta campanha, a marca Dove conseguiu sim uma aproximação e admiração de seu público. Trouxe para a marca um valor agregado que muitas outras talvez não tenham. Ela mostra que não está ali somente para vender um determinado produto, mas que se importa em como as mulheres se sentem em relação à sua beleza e incentivam-nas a se aceitarem do jeito que são, mostrando a cada uma a verdadeira beleza que têm.
Comments