Fora da Copa, Daniel Alves estrela campanha do Itaú
- Marketing ETEC
- 21 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Por: Maria Rita Praisler Brandão (2º ETIM MKT)

Na semana da abertura da Copa do Mundo da Rússia, o Itaú lançou mais uma campanha em torno do tema. Dessa vez, o garoto-propaganda não é Neymar ou Tite e sim um jogador que nem pela Seleção jogará.
Na reta final das campanhas para a Copa do Mundo, o banco Itaú aproveitou-se de um problema da seleção brasileira para criar uma ação inspiradora para os torcedores, utilizando como protagonista o lateral-direito Daniel Alves. O atleta sofreu uma lesão jogando pelo seu time Paris Saint Germain e foi cortado de última hora da lista do Técnico Tite.
Pensando nisso, o Itaú fez uma linda e estratégica campanha de marketing, criando um vídeo emocional, onde Daniel conta como é a sensação de assistir à Copa do Mundo como um torcedor após ter representado a Seleção Brasileira em dois mundiais consecutivos.
Com essa campanha o Itaú provoca uma certa reflexão nos consumidores e um desejo a mais de torcer pelo time brasileiro, além disso, é uma forma de motivação para o jogador de futebol: “Eu ouvi o mundo todo dizer como era triste ficar fora da seleção. Mas eu só conseguia pensar: como eu posso estar fora de alguma coisa que está dentro de mim? Eu nunca estive tão dentro desse time. Eu nunca estive tão dentro dessa camisa. Porque é isso que o campo ensina para gente. Cair e voltar para o jogo. Sempre. Vai lá, mostra tua força, Brasil”, diz o jogador.
Sem dúvidas o Itaú tem excelentes estratégias de campanhas de marketing quando o tema tratado é Copa do Mundo, depois de uma propaganda perfeita envolvendo cantores como Anitta e Thiaguinho, agora é a vez de Daniel Alves.
Na sua campanha a empresa utiliza um depoimento de superação que também podemos comparar e utilizar como uma inspiração para o momento triste em que nosso país está vivendo, além disso, faz uma “salada de frutas” envolvendo cultura, tradição e a valorização do futebol, atingindo assim uma grande variação de público-alvo, desde as mais novas até as mais antigas gerações.
Esse vídeo emocional faz com que as pessoas acreditem que quando se leva muitos tombos na vida é possível superar. Com todos esses momentos difíceis que nosso país está enfrentando, as pessoas não estão com clima, não sentem vontade em torcer para o Brasil, prova disso são os comércios que nem se quer apresentam um enfeite para o mundial, nos tempos antigos passávamos nas ruas e as cores verde e amarelo dominavam... De certa maneira a participação de Daniel Alves com um depoimento de superação , estimula uma vontade de torcer em meio a momentos ruins, em acreditar que assim como uma lesão não permitiu que o jogador saísse completamente do time, o Brasil tem uma solução!
O futebol é assim: cair e voltar para o jogo!
Itaú com certeza “acertou a mão” em patrocinar a Seleção Brasileira em meio a um país onde o futebol é febre!
Comments