top of page
Buscar

I want you for U.S Army

  • Foto do escritor: Marketing ETEC
    Marketing ETEC
  • 26 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Por: Hugo José de Oliveira (1º MKT)

Como vemos, a imagem acima é um símbolo Estadunidense muito conhecido pelos estrangeiros e pelos próprios Norte-americanos. Mas o que essa imagem significa? Qual sua origem? Essa imagem é uma propaganda?


Para responder tais perguntas, começaremos falando de sua origem. De acordo com documentos históricos dos Estados Unidos, em 1812, soldados que estavam no norte de Nova Iorque, alimentavam se de uma carne em que o recipiente continha a descrição do país U.S (United States).


Devido a essa descrição, os soldados passaram a brincar com o significado das palavras, chamando o dono da empresa de carnes de Uncle Sam (Tio SAM). Entretanto, foi somente em 1870 que a imagem do Tio Sam foi criada, a mesma foi desenhada pelo cartunista Tomas Nast como uma homenagem a Abraham Lincoln (ex-presidente dos Estados Unidos), que teve seu rosto como inspiração para o trabalho. Assim, o Tio Sam foi retratado como um senhor de cabelos brancos e barbicha, usando roupas das cores da bandeira dos EUA.

Porém, em 1917, a pedido das Forças armas, James Flagg alterou o desenho feito por Nast, e, colocou Tio Sam apontando para frente e acrescentou a frase: ”I want you for U.S Army”. A frase em português: “Eu quero você para o exército americano”, junto com o dedo apontado para frente, foram modificações colocadas justamente para que as pessoas se alistassem para as forças americanas durante primeira guerra mundial.


O público alvo que foi abordado na época foram os jovens, pois um processo que relaciona forças armadas, sempre envolve a população mais jovem, pois é justamente o que necessitam, jovens com vontade de protegerem seus patrimônios e lutarem pelo bem de seu país.


A classe social destinada foi a classe media e classe baixa, pois temos duas situações envolvidas: a de realizar o alistamento para a sustentação da família, que no caso está ligado a classe baixa, já a classe média está ligado a situação de realizar o alistamento pela simples vontade de proteger o país.


Enfim, a propaganda do Tio Sam mudou o mundo, pois além de ser um símbolo dos EUA, a mesma acaba sendo usada em diversas situações, como foi na segunda guerra e também como ela é usada atualmente, sempre aparecendo em outdoors, camisetas, etc.

 
 
 

Comments


Sobre
 

Este é um projeto idealizado pela professora de Marketing, Ana Carolina Silveira de Marco e executado pelos alunos do curso de Marketing da ETEC Tenente Aviador Gustavo Klug.

Sugestões

Se você gostou do nosso blog e quer sugerir ideias, fique à vontade. Colabore conosco.

© Blog Compartilhando MKT por Ana Carolina de Marco . Orgulhosamente criado com Wix.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page