Marketing LGBT
- Marketing ETEC
- 4 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Por: Maria Eduarda Devitto (2º ETIM MKT)

É imprescindível para as empresas se adaptarem às demandas do mercado. Uma dessas necessidades é se conectar com a diversidade dos consumidores. Um exemplo disso é o público LGBT, que cada vez mais tem ganhado espaço nas mídias, incluindo na publicidade. Mas qual será a melhor maneira de se comunicar com esse público?
Apesar de discreto, o chamado “marketing LGBT” já existe há décadas. Nos Estados Unidos e em países da Europa, por exemplo, desde os anos 80 algumas empresas arriscam a incluir esse público em suas propagandas.
Contudo, no Brasil, apenas nos últimos quatro anos essa realidade foi percebida e aplicada com um maior engajamento.

A Reserva, uma marca de roupas masculinas resolveu aplicar o tal “marketing LGBT” ao fazer uma campanha de Dia dos Namorados, com o propósito de Contar uma história de amor como todas as outras, trazendo um vídeo sobre a sintonia do casal Victor e João.
Porém, o que era pra ser algo bom e bonito, acabou por ser problematizado por alguns consumidores da marca, que a criticaram por abordar as diferentes nuances de amor.
A campanha #NamoradosReserva foi divulgada nas redes sociais no dia 26/05/2017, com a primeira postagem no facebook: uma foto do casal com uma linda mensagem, seguida de um vídeo sobre a história de amor de Victor e João.

O post rapidamente ganhou centenas de comentários e viralizou. Muitos usuários elogiaram a ação.


No entanto, assim como elogios, também houve muitos protestos de consumidores contra a marca afirmando que se sentiram desrespeitados e reclamaram da ação.


Mas a mesma continuou com seu posicionamento e deu uma resposta digna:

Num segundo post, a marca divulgou um pequeno vídeo, onde o casal gay dava uma breve entrevista.
As críticas persistiram, mas a marca não se deixava abater, respondendo todas, acabando com o preconceito.

E você, o que achou da atitude e do posicionamento dessa marca? Se gostou, então faça como eles e espalhe o amor.
コメント