Marketing esportivo – O Maior gol do mundo futebolístico
- Marketing ETEC
- 30 de abr. de 2018
- 3 min de leitura
Por: João Victor Neves de Souza (1º MKT)

Bola na trave não altera o placar, bola na área sem ninguém para cabecear, bola na rede para fazer o gol... Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
INTRODUÇÃO
É muito evidente a paixão que milhares de pessoas sentem pelo futebol, não apenas pelo futebol, mas pelos esportes de modo geral, sendo que cada região deste vasto planeta tem o seu tradicional. E essa paixão movimenta o mercado econômico mundial, e a cada ano que passa só vem aumentando, isso não passa despercebida pelos clubes que investem cada vez mais em marketing e principalmente no marketing esportivo. Tema que abordarei neste artigo.
Bom, para entender o que é marketing esportivo primeiramente temos que entender o que é marketing. Segundo Kotler, o marketing procura identificar as necessidades humanas e sociais e atendê-las, ou melhor, visa atender às necessidades dos clientes de forma lucrativa (KOTLER, 2005). É a partir daí que o Marketing e suas ferramentas entram em ação para oferecer e promover os serviços e produtos demandados por um determinado mercado. Agora que o significado de Marketing está mais claro, podemos falar sobre o Marketing Esportivo.

HISTÓRIA
O conceito e a prática desse tipo de marketing começou a aparecer no início da década de 1920. A empresa norte-americana Hillerich & Bradsby (H&B)– atualmente conhecida como Slugger Museum & Factory usaram uma estratégia de Marketing e lideraram a produção de tacos de beisebol na época. Essa ação desencadeou várias outras e os esportes começaram a ser vistos como oportunidades de negócio de extremo potencial.
Os norte-americanos viram e entenderam que os esportes geravam, e ainda geram chances de negócio com alto potencial de mercado e de visibilidade, apoiando e incentivando esportes, passando a credibilidade para á sociedade de uma empresa que olha para o futuro.
E O MARKETING ESPORTIVO?
Por que o Marketing Esportivo funciona? Tudo começa com a paixão das pessoas e também torcedores por um determinado esporte, time, evento ou atleta, em cima desses “fatores passionais”, as estratégias de Marketing Esportivo atuam para aumentar esse sentimento e atrair novos admiradores. A matemática é simples. O Marketing Esportivo, quando bem planejado, elaborado e aplicado dá retorno. O retorno sobre o investimento, nesses casos são sempre positivos.
NEGÓCIOS
Hoje em dia observamos grandes casos de sucesso envolvendo marketing e determinados esportes, como por exemplo, comerciais, patrocinadores, propagandas, campanhas promocionais para associados de clubes, e por assim em diante. Nos Estados Unidos grande centro do comércio global aonde esportes como basquete, futebol americano, beisebol, são a paixões dos norte-americanos, vemos que no Super Bowl – final da liga de futebol americano, o comercial televisivo chegou a valer US$ 5,05 milhões por 0,30s em 2018,e é neste momento que o marketing precisa usar concisamente uma estratégia que além de promover o produto/serviço ao publico, seja criativo e emocione de alguma forma, não é uma tarefa nada fácil, pois qualquer erro poderá manchar a imagem da empresa.
A seguir um comercial da marca Volkswagen na final do Super Bowl de 2012:
NO BRASIL

Por aqui o marketing esportivo demorou pra se tornar evidencia, todos continuavam com a mesmice de só ter a marca dos patrocinadores estampados nos uniformes, porem nos últimos anos, isso começou a mudar com a criação das arenas, por exemplo, no estado de São Paulo pelo SC Corinthians Paulista e SE Palmeiras como referencias em modernidade que além de uma simples partida de futebol, trazem espetáculos de shows, tours, entre outros entretenimentos. Um exemplo de investimento em marketing é o Palmeiras que a partir de 2012 teve toda uma reestruturação neste setor e investiram na propagação do programa Sócio Torcedor que vem inflamando as arquibancadas com benefícios que vão além de descontos nos ingressos, e que a partir 2012 agregaram mais de 100 mil novos sócios torcedores.
E as organizações começaram a olhar para o futuro e investindo em outras formas de divulgação no âmbito esportivo e continuaram apostando em clubes e esportes que visem um publico alvo que julgam ser clientes em potencial de seus respectivos produtos, alguns até ousam em fazer uma forma diferente de ação como veremos a seguir:
Comments