Post – It: a memória é fraca!
- Marketing ETEC
- 31 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Por: Gabriel Henrique de Lira Braz (2º ETIM MKT)

Quem nunca utilizou aquele pequeno papel amarelo para deixar recados ou anotar coisas para não esquecer? Esse é o sucesso do Post-It!
Hoje, é praticamente uma unanimidade no material do estudante. A maioria possui uma unidade do famoso bloquinho para anotações, porém, vale ressaltar que a Post – It abriu seu mercado visando esse tipo de público – alvo em específico em meados de 2014, até então, a marca era extremamente ligada à escritórios de advocacia, contabilidade e afins.
Agora, você se questiona: por que a Post – It decidiu investir nos estudantes?
Analisando a rotina de um estudante, é perceptível a necessidade do mesmo em realizar anotações, marcar lembretes e até coisas que não se deve esquecer para evitar as famosas “menções negativas”, e foi justamente no âmbito da memória do estudante que a Post – It mostrou que não é só escritório que pode usufruir de seu produto.
Nada que o Marketing não possa colaborar, e a empresa abusou completamente na criatividade para atingir seu futuro prospect (público potencial ou alvo)
Em uma Universidade no Peru, a marca instalou a mensagem "Devolver o livro de inglês" esculpida em um letreiro de gelo. É nesse ponto que você se questiona: “Qual o sentido de uma placa de gelo?”.
O pensamento da empresa foi utilizar o psicológico do estudante para o estimular a utilizar os Post – Its da marca (cujo nome é o mesmo do produto), a medida que o gelo derretia e a mensagem aos poucos se desfazia, a intervenção da empresa mostrava uma outra publicidade de efeito, pois embaixo da escultura de gelo havia os dizeres “La memoria es frágil” (“A memória é frágil”), junto com a logomarca da companhia. O intuito era mostrar ao alvo que a memória era como um gelo, frágil e que não se tiver a ajuda necessária... BUM... É esquecida!

Indescritível o poder do marketing para a elaboração de estratégias, ao contrário de que muitos pensam, que o marketing serve apenas para propagandas, este é um exemplo nítido de que uma estratégia de marketing bem elaborada e pensada possui fundamentos bem mais marcantes que a propaganda, ele se grava em nossa mente.
Kommentare