top of page
Buscar

#SaveRalph

  • Foto do escritor: Marketing ETEC
    Marketing ETEC
  • 10 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Por: Maria Lauanda e Zaara



A campanha produzida pela Humane Society International (HSI), protagoniza o simpático coelho Ralph, um animal vítima de experimentos e testes em laboratórios de cosmético. O vídeo, produzido em stop-motion, foi lançado em 06 de abril de 2021 na plataforma Youtube, seus produtores são Spencer Susser, Jeff Vespa, Lisa Arianna.




Tal prática, apesar de já ser proibida em diversos países, ainda é muito decorrente na indústria da beleza. No Brasil, a lei que proibia tal crueldade foi aprovada recentemente, de acordo com o site do Senado “O Senado aprovou o projeto (PLC 70/2014) que proíbe o uso de animais em pesquisas e testes para a produção de cosméticos [...] em 20 de dezembro de 2022”.


Essa ação contou com a participação de diversos astros famosos pelo mundo todo, como Taika Waititi, Ricky Gervais, Zac Efron, Olivia Munn, entre outros, tanto que em sua versão brasileira a dublagem é feita por Rodrigo Santoro, um conhecido ator brasileiro no ambiente nacional e internacional.




O apelo emocional da campanha é notável por Ralph contar com naturalidade sua triste rotina de “trabalho”, como se fosse algo comum, como se não fosse um fardo, mesmo sendo perceptível seu cansaço e como aquela situação lhe faz mal. Tal apelo, apesar de ser profundo em nível capaz de fazer o espectador chorar, consegue tocar diretamente seu público alvo consumidor de cosmético, implantar a mensagem e proporcionar reflexão a todos aqueles que o veem.

Como ser humano temos, falando de modo geral, o pensamento e o desejo de controlarmos a natureza e o que a ela pertence, tratando-a em casos como esse com inferioridade, quando de fato a maior força é ela. Portanto cremos que a lei que proíbe o uso de teste em animais no Brasil foi sancionada um tanto quanto tardia, em vista do egoísmo e da crueldade humana de pensar em si mesmo com o próprio benefício estético, a ponto de se submeterem a maltratar animais indefesos e irracionais.




Conclui-se que a campanha como um todo, desde a mensagem até a cinematografia e escolha dos elementos e personagem, foram relevantes e necessárias com base na percepção de um problema e na busca por uma solução conscientizadora, trazendo resultados e reflexões desejadas ao público. Marcas brasileiras lutaram em conjunto com a HSI para a causa e Ralph foi o porta voz que permitiu que se abrissem novas portas e que a ação tomasse uma proporção maior.


“Nenhum animal deveria sofrer e morrer em nome da beleza.”

 
 
 

Comentários


Sobre
 

Este é um projeto idealizado pela professora de Marketing, Ana Carolina Silveira de Marco e executado pelos alunos do curso de Marketing da ETEC Tenente Aviador Gustavo Klug.

Sugestões

Se você gostou do nosso blog e quer sugerir ideias, fique à vontade. Colabore conosco.

© Blog Compartilhando MKT por Ana Carolina de Marco . Orgulhosamente criado com Wix.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page