Tang e a multa de R$1 milhão
- Marketing ETEC
- 11 de mai. de 2018
- 1 min de leitura
Por: Mirela Santos de Lima (2º ETIM MKT)

A Mondelēz International é uma empresa líder em snacks no mundo, com um portfólio de marcas como Oreo, Club Social, Halls, Tridens e Tang. Companhia líder em bebidas em pó em todo o país e posteriormente a Lacta, a Nabisco e a Cadbury Adams, construindo assim seu foco de mercado em cinco categorias globais: chocolates, gomas e balas, biscoitos, bebidas e sobremesas em pó e queijos.
Em novembro de 2017, a empresa foi condenada a uma multa de R$1 milhão no prazo de 30 dias, por publicidade enganosa na embalagem do suco em pó Tang. A multa foi emitida pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ). A empresa cometeu “práticas em desacordo com os princípios da transparência e da boa-fé previstos no Código de Defesa do Consumidor”. Mondelez também utilizou no rótulo do produto expressões proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A empresa enganou os consumidores quando inseriu nas embalagens a expressão “sem corantes artificiais” sem informar a presença de outros corantes, como inorgânico e caramelo, na composição do suco.

“A complementação da informação, de que compunham a fórmula outros corantes, era essencial ao exercício da liberdade de escolha e à plena informação dos consumidores. Nisso se traduz a má-fé objetiva e a ofensa ao direito de informação e à liberdade de escolha dos consumidores”, justificou o secretario Nacional do Consumidor.
O secretario fala que o certo seria a empresa fornecer todos os dados e não só aqueles que lhe interessava.
Então, aqui vai a famosa pergunta para a empresa: Valeu apena omitir as informações depois dessa “pequena” multa?
Comentários