Vingadores Guerra Infinita: um grande planejamento por trás
- Marketing ETEC
- 19 de mai. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de mai. de 2018
Por: Elicinayra Sabino Silva (2º ETIM MKT)

No dia 26 de abril ocorreu a estreia de uma superprodução da Marvel Studios, “Vingadores: Guerra Infinita”, um dos filmes mais esperados pelos espectadores e fãs desde de seu anúncio no evento Comic Con em julho do ano passado. O filme cuja a narrativa inicia-se com o Homem de Ferro em 2008, tem importantes elementos de Marketing por trás de uma grande história.
Tudo começa em 2008, com a estreia de Homem de Ferro, a empresa cinematográfica estava inserindo-se no mercado do cinema e desde então outros filmes como: “Capitão América: o primeiro vingador”, “Guardiões da Galáxia”, “Thor” e entre outros. Todos eles formam um enredo que cronologicamente resulta em Guerra Infinita. Mas como a empresa conseguiu manter durante 10 anos a interação com o público em uma única história? Fidelizando o cliente através de uma técnica chamada Storytelling que é conceituada por: contar histórias, que seguem um começo, um meio, e o clímax integrados a personagens marcantes, resultado em histórias mundialmente conhecidas. A Disney por si só já faz uso desta técnica há mais de 90 anos, histórias como a Cinderela, Branca de Neve e A Bela adormecida por exemplo são frutos disto; e juntamente à Marvel as duas empresas construíram um enredo e adicionaram personagens que interagem com público de uma forma emocional. A cada filme o espectador se sente mais ligado a trama, já que funciona cronologicamente, todos os filmes são apresentados aos poucos e o público sempre busca o temido final da mesma.


Parcerias feitas com empresas como a Coca Cola, Nissan e Samsung resultaram a Marvel cerca de 150 milhões de dólares investidos em marketing promocional. As latas da Coca Cola nos Estados Unidos foram estampadas com os personagens do filme, criando certa proximidade e interação com público. A empresa sempre faz questão de lembrar ao fã que o lançamento está próximo, aumentando ainda mais sua expectativa para este dia. Confira:

Na Austrália um cartaz foi estampado com a seguinte frase: “Você se atreveria a remover o Thanos?” (Vilão do filme), os espectadores que removessem o lacre adquiriam ingressos para prestigiar o filme. Um grande exemplo de Marketing de Experiência proporcionado ao espectador/fã. Essa experiência provoca ao consumidor uma certa emoção, neste caso um “desafio” fazendo com que este cliente fidelize-se a marca ou empresa. Essa sensação de ser desafiado pela própria Marvel cria uma relação ainda mais fortificada com o público.

Um ponto que o estúdio sempre acertou é responder as expectativas dos espectadores e fãs. Isso em uma empresa só é possível se alcançar conhecendo profundamente seu público. A Marvel sabe detalhadamente o que os fãs esperam, o que querem e sempre conseguem superar e ir além da expectativa esperada. Assim a empresa cada vez mais se aproxima de seu público e cria neles uma identificação pessoal com a marca. O que não foi diferente neste filme.
Todo este planejamento de marketing providenciado pela Disney e Marvel juntas fez com que este filme arrecadasse 630 milhões de dólares na primeira semana de estreia e 1 bilhão de dólares arrecadados no total segundo a ÉPOCA NEGÓCIOS. O mesmo foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nesta semana, gerando “memes”, comentários e possíveis teorias do que pode acontecer no próximo filme.
Por fim todos estes elementos fizerem o filme cair no gosto do público, este investimento prosperou tanto que os fãs já aguardam ansiosamente o próximo filme que estreia em maio de 2019.
Desse modo, saber aplicar as técnicas certas e principalmente conhecer o perfil do seu público faz com que o mesmo se fidelize e agregue valor a marca, o que exatamente a Marvel vem construindo até Vingadores Guerra Infinita e consiga os prestígio dos fãs no seu Universo Cinematográfico por tanto tempo.
Confira o trailer abaixo do filme:
Commentaires